Enchimento com Nitrogénio (N2)

O nitrogénio é um gás inerte com propriedades químicas vantajosas na utilização para enchimento de pneus em relação ao ar normal. A grande diferença face ao ar reside no facto deste gás ser muito menos sensível às variações de temperatura a que estão sujeitas os pneus na sua utilização diária. Este gás mantem assim as suas características de volume e pressão melhor que o ar mesmo quando se conduz a velocidades mais elevadas ou com o seu automóvel mais carregado. Depois ao substituir o oxigénio dentro do pneu por um gás inerte, na prática está a reduzir a oxidação (envelhecimento) da borracha e das jantes por dentro. A última vantagem está no facto de a molécula de Nitrogénio N2 ser 0,3 vezes maior que a de Oxigênio O2, na prática os pneus cheios com ar normal perdem pressão ao longo do tempo entre 3 a 4 vezes mais rápido que o Nitrogénio.

Consequências e vantagens da utilização de Nitrogénio em vez de ar nos pneus:

– Maior eficiência em termos de combustível (emissões de CO2 reduzidas);
– Maior vida útil dos pneus (pressão dos pneus mais estável, menor oxidação do pneu)
– Maior segurança (pressão dos pneus mais fiável, temperatura dos pneus mais baixa, melhor aderência e manobrabilidade);
– Maior vida útil dos bordos (o azoto é completamente seco, não há oxidação do bordo)

Estas vantagens são comprovadas pela utilização generalizada no desporto automóvel e na aviação comercial.

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