Informações Técnicas
Designação dos Pneus
205 – Largura do pneu (mm)
55 – Relação altura/largura
R – Radial
16 – Jante (polegadas)
91 – Índice de carga
V – Índice de velocidade
índice de Carga
O índice de carga é um código numérico que corresponde à carga máxima que um pneu pode suportar.
A carga do pneu multiplicada por 2 deve cobrir a carga total do eixo do seu veículo.
Índice de Carga | Kg |
65 | 290 |
66 | 300 |
67 | 307 |
68 | 315 |
69 | 325 |
70 | 335 |
71 | 345 |
72 | 355 |
73 | 365 |
74 | 375 |
75 | 387 |
76 | 400 |
77 | 412 |
78 | 425 |
79 | 437 |
80 | 450 |
81 | 462 |
82 | 475 |
83 | 487 |
84 | 500 |
85 | 515 |
86 | 530 |
87 | 545 |
Índice de Carga | Kg |
88 | 560 |
89 | 580 |
90 | 600 |
91 | 615 |
92 | 630 |
93 | 650 |
94 | 670 |
95 | 690 |
96 | 710 |
97 | 730 |
98 | 750 |
99 | 775 |
100 | 800 |
101 | 825 |
102 | 850 |
103 | 875 |
104 | 900 |
105 | 925 |
106 | 950 |
107 | 975 |
108 | 1000 |
109 | 1030 |
110 | 1060 |
Índice de Velocidade
O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima à qual deve rolar um pneu.
Símbolo | V. máx. km/h | V. máx. mph |
N | 140 | 87 |
P | 150 | 93 |
Q | 160 | 99 |
R | 170 | 106 |
S | 180 | 112 |
T | 190 | 118 |
H | 210 | 130 |
V | 240 | 149 |
W | 270 | 168 |
Y | 300 | 186 |
ZR | 240 ou superior | 149 |
VR | 269 ou superior | 167 |
Válvula Tubeless
A válvula é um elemento que contribui para a hermeticidade do pneu e portanto para a sua longevidade e segurança.
Devemos mudá-la a cada montagem de pneu novo ou sempre que haja uma intervenção sobre o pneu, sempre que a válvula estiver montada à muito tempo.
Nitrogénio
O nitrogénio é um gás inerte que mantém uma pressão constante, dada a sua quase ausência de variação de temperatura.
Não havendo essa variação de temperatura, reduz os riscos de rebentamento ligados ao sobreaquecimento ou à baixa pressão dos mesmos. Permite optimizar eficácia na aceleração e na travagem, já que a temperatura e a pressão estão permanentemente estabilizados.
Como gás inerte e ao carecer de oxigénio, o envelhecimento e degradação da borracha é muito mais lento do que quando se utiliza o ar normal, permitindo assim uma maior durabilidade.
Ecovalor
Código | Categoria | €/Pneu |
T | Ligeiro de passageiros/Turismo | 1,00 |
4×4 | 4×4 “on/off road” | 1,99 |
C | Comercial | 1,57 |
P | Pesado | 7,81 |
A1 | Agrícola (diversos) | 2,55 |
A2 | Agrícola (rodas motoras) | 9,47 |
E1 | Industrial (8″ a 15″) | 2,74 |
E2 | Maciço (<= a 15″) | 4,10 |
G1 | Engenharia Civil (< 24″) e Maciços (16″ a 23″) | 8,91 |
G2 | Engenharia Civil (>= 24″) e Maciços (>= 24″) | 36,54 |
M1 | Moto (> 50cc.) | 0,67 |
M2 | Moto (até 50cc.) | 0,23 |
F | Aeronaves | 1,00 |
B | Bicicletas | 0,07 |
Tabela de ecovalor em vigor(desde 1 de janeiro de 2009).
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